Make your own free website on Tripod.com

Para comemorar seu décimo aniversário, a Capcom lançou em 1997 quatro games com a marca "Rockman" sendo que dois deles(Rockman 8 e Rockman X4) estão na lista dos melhores games de ação da história. Rockman X4 tem gráficos lindos, músicas e efeitos sonoros de arrasar, jogabilidade mais que precisa e o melhor, você pode jogar com Zero integralmente. O interessante é que Zero e X lutam de maneiras diferentes, ou seja, X continua com o poder de absorver o poder dos inimigos, já Zero pode aprender suas técnicas após derrotá-los. Só que não é só na jogabilidade que as coisas mudam, no enredo também, isso significa que você terá que jogar no mínimo duas vezes o game para entender melhor a trama(é nesse game que o jogador descobre que o criador de Zero é o próprio Dr.Wily, que o construiu para derrotar X). Infelizmente a versão americana ficou bem inferior a japonesa, já que os personagens ficaram mal dublados e ainda por cima a Capcom retirou as músicas de apresentação e de encerramento. Há diferenças também nas versões do game: na versão Saturn, os gráficos são mais detalhados e os personagens possuem mais quadros de animação, já a versão Playstation e PC possuem melhor jogabilidade( e por falar em PC a versão que eu joguei não tinha apresentação e nem músicas, se alguém jogou a versão "oficial" de PC , por favor me mande um e-mail).

                                           

A Repliforce

A cidade começou a ser atacada, e  a Maverck Hunters foi chamada para averiguar o incidente. Ao chegar lá, Zero vê uma cidade totalmente destruída. Zero fica abismado com a carnificina e encontra Magma Dragoon (um dos soldados de elite da Repliforce). Zero pergunta se aquela destruição tinha sido feita pela Repliforce e ele diz que não. Mais adiante Zero encontra Iris(X não encontra ninguém) e ela fala que está bem, mas está preocupada com seu irmão, no entanto aparece um imenso Maverick e Zero o detona facilmente, após isso, aparece Coronel o irmão de Iris. Zero pergunta se aquilo tudo não tinha sido causado pela Repliforce e ele alega dizendo que veio apenas atrás de sua irmã. Zero pede para ele largar suas armas, mas Coronel recusa dizendo que um "soldado nunca larga suas armas". Zero então fala que a Repliforce será acusada pelo crime. Coronel não se importa e vai embora com sua irmã.

A Repliforce então promete uma nova nação somente de Reploids, onde os humanos não apitariam em nada, e se fosse preciso, usariam a força para alcançarem seus ideais.

De volta ao QG da Maverick Hunters, Zero encontra Iris e ela fala que não quer uma briga entre ele e seu irmão, e que a partir de então o ajudaria nas missões(no enredo de X é Double que ajuda). Quatro Mavericks e quatro soldados de elite da Repliforce estão causando uma grande confusão no país, e Zero foi dar um jeito nisso. Após dar cabo de alguns inimigos o Coronel pede para que Zero o encontre, mas Iris o impede(X terá que decidir isso no braço). Após derrotar os demais inimigos, Zero vai até o Space Port para impedir Coronel de ir a estação espacial chamada "Final Weapon", Zero acaba com o inimigo, mas este fala que o General já está na estação e logo em seguida morre. De volta ao QG Zero não encontra Iris, mas mesmo assim ele resolve ir até a estação, no entanto lá ele terá que encarar a luta mais difícil da vida dele, ou seja, terá que enfrentar Iris(X enfrenta Double que na realidade não passava de um espião). Após vencê-la, Zero cai em lágrimas(esses robôs são bons hein, chora, sangram...) e e jura que irá vingar a sua morte(mas o assassino foi ele...), ao vasculhar a estação, Zero encontra General e após uma tortuosa batalha ele o vence. General pede desculpas a Zero, no entanto a estação começa a funcionar sozinha, causando espanto até mesmo em General. Zero foi então a sala de máquinas e eis que ele encontra Sigma, o pau começa a rolar e mas Zero o vence com seu Ryuenjein(X usa a NOVA STRIKE). Após a batalha General se sacrifica para destruir a Final Weapon e assim salvar a humanidade.

Na volta para a Terra Zero recebe uma conexão direta com X. Zero fala para ele não se preocupar e que em breve se encontrarão no QG.

(Na volta para Terra X começa a pensar o que aconteceria se um dia ele se transformasse em um Maverick..., no entanto Zero faz uma conexão direta com ele. X pergunta para ele que se "um dia ele se tornasse um Maverick, ele o destruiria". Zero pede para que ele não se preocupe com isso e que apenas volte para casa).

                                                            CONTINUA...

MEGA MAN X4/ROCKMAN X4 USA/JAPAN
Console(s) Playstation Saturn PC
Gráfico 9.5 10.0 9.0
Som 10.0 10.0 4.0(??)
Diversão 10.0 10.0 7.0
Jogabilidade 9.0 8.0 9.0
Replay 10.0 10.0 6.0
Dificuldade 9.0 9.0 9.0
Nota Final 9.4 9.5 7.3(??)
Pontos positivos: -Incríveis animações em anime

-Personagens carismáticos.

-Fatores técnicos.

-Incríveis animações em anime

-Personagens carismáticos.

-Fatores técnicos.

 

-??

-Os controles são fáceis, mesmo que você jogue no teclado.

Pontos negativos: -Os graficos ficaram um pouco inferiores se comparado a versão Saturn.

-Péssima tradução para o inglês.

-Péssima tradução para o inglês. -A versão que eu joguei não tinha animções e nem músicas. 

 

Jogue com Zero usando a Black Armor :(PSOne)
Na tela de seleção de personagens deixe o cursor sobre Zero, segure R1 e faça a seqüência direita(6X) solte R1, depois segure circulo e aperte X.
Jogue com X usando a Super Nova Armor:(PSOne)
Na tela de seleção de personagens, deixe o cursor sobre X, dai faça a seqüência: Circulo(2X),esquerda(6X) , depois aperte L1 + R2 e aperte Start (segurando L1 + R2 até o jogo começar). Na fase de Web Spider jogue até mais o menos a metade do "Stage 1" e você encontrará uma cachoeira, desça a escada e vá contra a parede direita, lá você encontrará a Cápsula do Dr. Light com a Super Nova Armor e Nova Strike infinita!
Armas e técnicas certas p/ vencer os chefes: 
Chefe Arma (Mega Man X) Técnica (Zero)
Magma Dragoon X-Buster Z-Saber
Frost Walrus Rising Fire Ryuenjein
Jet Stingray Frost Tower Hyouretsuzan
Slash Beast Ground Hunter Z-Saber
Web Spider Twin Slasher Z-Saber
Split Mushroom Lightning Web Raijingeki
Cyber Peacock Soul Body Ryuenjin
Storm Owl Aiming Laser Rakuhouha
Derrote o Magma Dragoon facilmente:

Mais ou menos na metade da area 2 da fase dele, você encontrará uma "armor"(no momento esqueci como é o nome da armadura, mas logo irei corrigir isso...), entre nela e prossiga com cuidado até chegar num lugar onde tem uns blocos, destrua-os  com a  espada da "armor", e você chegará até onde o Magma Dragoon está, se não levou nenhum dano com a armadura, fique dando espadadas(sem carregar) nele, até derrotá-lo.

Como usar as técnicas do Zero:

Técnica Comando
Ryuenjein cima+botão de especial
Hyouretsuzan Pulo, baixo+botão de especial
Hienkyaku Pulo+Dash 
Shipuuga Dash+botão de especial 
Raijingeki botão de especial no chão
Kuuenbu Pulo duplo e ataque aéreo
Rakuhouha botão de Giga Atack
Tenkuuha aumenta o poder da Z-Saber

voltar